Política de Privacidade - ver versão em pdf

Na Adega Cooperativa de Palmela compreendemos que a utilização dos seus dados pessoais requer a sua confiança. Estamos sujeitos aos mais elevados padrões de privacidade e apenas iremos utilizar os seus dados pessoais para finalidades claramente identificadas e de acordo com os seus direitos de proteção de dados.
A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das nossas principais preocupações.
A presente Politica de Privacidade estabelece a forma como a Adega Cooperativa de Palmela utiliza os dados pessoais dos seus clientes / associados e dos seus potenciais clientes e é composta pelas seguintes secções:


• Quem é responsável pelos seus dados pessoais?


A Adega Cooperativa de Palmela é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos seus clientes e/ou potenciais clientes que procedam ao preenchimento dos seus dados e à submissão do Formulário de Consentimento para Comunicações de Marketing da Adega Cooperativa de Palmela.
A Adega Cooperativa de Palmela é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos seus associados e/ou potenciais associados que procedam ao preenchimento dos seus dados na ficha de associado para Comunicações de Marketing da Adega.


• Como é que recolhemos os seus dados pessoais?


Os seus dados pessoais serão recolhidos e tratados nas seguintes situações:
• Se proceder ao preenchimento dos seus dados pessoais e à submissão do Formulário de Consentimento; e/ou
• Se proceder ao preenchimento da ficha de cliente com os seus dados pessoais
• Se fornecer os seus dados pessoais por ser associado da Adega Cooperativa de Palmela


• Para que finalidades ou fundamento podem ser utilizados os seus dados pessoais?


Os seus dados pessoais serão recolhidos e utilizados para fins de Informação sobre Eventos, Campanhas de e-mail (Newsletter) e Comunicação e Marketing, nos estritos termos por si selecionados no Formulário de Consentimento.
Nos termos da legislação de proteção de dados vigente na União Europeia (o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) a utilização de dados pessoais tem de justificar-se ao abrigo de, pelo menos, um fundamento jurídico para o tratamento de dados pessoais. Pode consultar a explicação sobre o âmbito de cada um desses fundamentos*.
O fundamento jurídico aplicável à recolha e utilização dos seus dados pessoais para fins de assistência ao cliente / associado e marketing é o seu consentimento.


*Fundamentos jurídicos para o tratamento de dados pessoais


• Quando tenha dado consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais (para estes efeitos ser-lhe-á apresentado um Formulário de Consentimento para a utilização dos seus dados, consentimento esse que poderá ser posteriormente retirado);
• Quanto o tratamento seja necessário para celebrar um contrato consigo ou proceder à sua execução;
• Quando o tratamento seja necessário para cumprimento das obrigações legais;
• Quando o tratamento seja necessário para alcançar um interesse legítimo e os nossos motivos para a sua utilização prevaleçam sobre os seus direitos de proteção de dados;
• Quando o tratamento for necessário para que possamos declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial contra si, nós ou um terceiro.


• Que dados pessoais podem ser recolhidos


Os dados pessoais recolhidos pela Adega de Palmela junto dos seus clientes são:
• Informações de contacto
o Nome e detalhes do contacto (e-mail, telefone, telemóvel)
• Informação Pessoal
o Nome da empresa, função, cargo, registo de oportunidades, pedidos de proposta, Informação e dúvidas e reclamações no âmbito de produtos da Adega de Palmela.
• Dados de identificação
o Número de contribuinte, número do pedido/encomenda no âmbito de um produto.
• Histórico de cliente
o Rácio de satisfação de cliente; produtos adquiridos, incluindo informação sobre o detalhe dos produtos; data de registo; data da proposta, data da encomenda, data de entrega, preço; informações de garantia;
o histórico de propostas, encomendas; participações em eventos (local, empresa); histórico de reclamações/sugestões.
• Dados dos Produtos
o Histórico de produtos e de pedidos efetuados;
• Redes sociais
o Se o cliente se registou ou se autenticou nas redes sociais, dados de utilização das redes sociais da Adega de Palmela (por exemplo, visitas e publicações nos fóruns).

A Adega de Palmela não partilha dados pessoais de contactos de clientes com terceiros.


Os dados pessoais recolhidos pela Adega de Palmela junto dos seus associados são:
• Informações de contacto
o Nome e detalhes do contacto (e-mail, telefone, telemóvel)
• Informação Pessoal
o Nome do associado, dados da sua propriedade vitivinícola, habilitação de herdeiros, seguros de colheitas e de acidentes de trabalho, informação e dúvidas no âmbito da sua associação perante a Adega de Palmela, dados bancários para pagamento de quotas.
• Dados de identificação
o Número de contribuinte, número de associado.
• Histórico de Associado
o Dados de produção vitivinícola entregue, informação sobre o detalhe dos produtos entregues; data de entrega; quantidades entregues; informações de qualidade da sua produção, apoios agrícolas;
o histórico de propostas, serviços, projetos e iniciativas; participações em campanhas e eventos; histórico de reclamações/sugestões.
o Histórico de pedidos efetuados;
o Histórico de Presenças e atas de reunião;
• Redes Sociais
o Se o cliente se registou ou se autenticou nas redes sociais, dados de utilização das redes sociais da Adega de Palmela (por exemplo, visitas e publicações nos fóruns).


Os dados pessoais de associados facultados a entidades reguladoras, estatais do setor vitivinícola, de acompanhamento técnico, estudo, investigação e inovação que trabalhem com a Adega de Palmela são:
• Informações de Contacto
o Nome e detalhes do contacto (e-mail, telefone, telemóvel)
• Informação Pessoal
o Dados da sua propriedade vitivinícola, habilitação de herdeiros, seguros de colheitas e de acidentes de trabalho e apoios financeiros facultados.
• Dados e qualidade dos produtos
o Avisos agrícolas sobre a vinha.
o Informação meteorológica para assegurar a qualidade da produção vitivinícola.


• Como é que mantemos os seus dados pessoais seguros?


Utilizamos uma diversidade de medidas de segurança, incluindo encriptação e ferramentas de autenticação, para ajudar a proteger e manter a segurança, integridade e disponibilidade dos seus dados pessoais.
Apesar de a transmissão de dados através da internet ou website não poder garantir total segurança contra intrusões, nós e os nossos prestadores de serviços e parceiros comerciais envidamos os melhores esforços para implementar e manter medidas de segurança física, eletrónica e procedimental destinadas a proteger os seus dados pessoais em conformidade com os requisitos de proteção de dados aplicáveis. Entre outras, implementámos as seguintes:
• Acesso pessoal restrito aos seus dados pessoais com base no critério da “necessidade de conhecer” e apenas no âmbito das finalidades comunicadas;
• Transferência de dados recolhidos apenas de forma encriptada;
• Armazenamento de dados altamente confidenciais (tais como informação relativa a cartão de crédito) apenas de forma encriptada;
• Proteção dos sistemas de tecnologias de informação através de firewalls, tendo em vista impedir o acesso não autorizado aos seus dados pessoais; e
• Monitorização permanente dos acessos aos sistemas de tecnologias da informação tendo em vista prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais.


• Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais


Conservamos os seus dados apenas durante o período que for necessário no âmbito da finalidade para a qual estes foram recolhidos.
Uma vez atingido o prazo máximo de conservação, os seus dados pessoais serão anonimizados de forma irreversível (podendo os dados anonimizados ser conservados) ou serão destruídos de forma segura.
Para as finalidades descritas nesta Política de Privacidade (Informação sobre Eventos, Campanhas de e-mail (Newsletter) e Comunicação e Marketing) os seus dados pessoais irão ser conservados enquanto vigência de estatuto como cliente / associado.


• Partilha de dados pessoais


A Adega de Palmela não divulga a terceiros quaisquer dados pessoais, sem o seu consentimento, exceto quando tal seja necessário para que os fornecedores ou parceiros comerciais da Adega de Palmela possam fornecer um produto ou serviço ou executar uma função em nome da Adega de Palmela, ou quando tal for exigido ou permitido por lei.
Sempre que a Adega de Palmela divulgar os dados pessoais salvaguardará o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais, nomeadamente através da previsão de disposições contratuais que garantam que o terceiro utiliza os dados recebidos somente para as finalidades especificadas (se existir base legal para o efeito), caso contrário, estes só serão facultados após o consentimento do titular de dados.
O Disposto segue em conformidade com os fins descritos nesta Política, e que faz uso de meios de segurança adequados, de forma a proteger os seus dados pessoais contra tratamentos ilegais ou não autorizados bem como contra a sua perda acidental, destruição ou outras ações danosas.


• Como é que pode alterar ou retirar seu consentimento


Pode, a qualquer momento, alterar ou retirar o seu consentimento, com efeitos para o futuro.
Após retirada total das suas declarações de consentimento deixará de ser contactado e de receber comunicações para as finalidades descritas nesta Politica de Privacidade.
Para retirar as suas declarações de consentimento submetidas à Adega Cooperativa de Palmela basta aceder ao Formulário de Consentimento, preencher os seus dados pessoais, seleccionando as caixas de selecção de acordo com as suas preferências e submeter de novo o Formulário de Consentimento . O último Formulário de Consentimento submetido à Adega Cooperativa de Palmela irá prevalecer sobre todos os anteriores.
O consentimento concedido à Adega Cooperativa de Palmela também pode ser retirado contactando a Adega Cooperativa de Palmela por correio (Rua da adega cooperativa, 2950-401 Palmela) ou por e-mail (dadospessoais@acpalmela.pt).


• Entre em contacto connosco, os seus direitos de proteção de dados e o direito de apresentar reclamação junto da sua autoridade de controlo


Se tiver alguma questão relacionada com a nossa utilização dos seus dados pessoais, deverá contactar através do email (dadospessoais@acpalmela.pt).
Sujeito a determinadas condições, poderá ter o direito de nos solicitar que:
• lhe disponibilizemos informação adicional sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais;
• lhe facultemos uma cópia dos dados pessoais que nos forneceu;
• forneçamos os dados pessoais que nos forneceu a outro responsável pelo tratamento a seu pedido;
• actualizemos quaisquer incorreções nos dados pessoais que conservamos;
• que apaguemos os dados pessoais cuja utilização deixou de ser legitima;
• limitemos a forma como utilizamos os seus dados pessoais até que a reclamação apresentada seja investigada.
O seu exercício destes direitos está sujeito a determinadas exceções destinadas à salvaguarda do interesse público (prevenção ou deteção de crimes) ou do nosso interesse (manutenção do sigilo profissional).
Caso exerça algum destes direitos iremos proceder à sua análise e responderemos, expetavelmente, dentro de 1 (um) mês.
Caso esteja insatisfeito com a nossa utilização dos seus dados pessoais ou com a nossa resposta após o exercício de algum destes direitos, tem o direito de apresentar reclamação junto da sua autoridade de controlo (Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD | Rua de São Bento, n.º 148, 3º, 1200-821 Lisboa | Tel: 351 213928400 | Fax: +351 213976832 | e-mail: geral@cnpd.pt


Contacto


Adega Cooperativa de Palmela
Rua da adega cooperativa, 2950-401 Palmela
dadospessoais@acpalmela.pt