Visualize aqui as últimas newsletter:

outubro 2023 | junho 2023 | jan / fev / mar 2023 | jul / ago / set 2022 | maio / junho 2022 | fev / mar / abr 2022 | fevereiro 2022

Newsletter Adega de Palmela | maio / junho 2022

Newsletter Header
Adega de Palmela enaltece o enoturismo com provas e visitas

Aos 60 anos, a Adega de Palmela enaltece o enoturismo com provas e visitas

Seis décadas depois de nascer para promover os vinhos locais, a Adega de Palmela aposta no enoturismo com visitas e provas. Para os dias quentes, há três rosés frutados, com a acidez que traz a proximidade ao mar e à Arrábida.

Há mais de seis décadas, quando a Adega de Palmela nasceu na Margem Sul do Tejo, para fortalecer um grupo de pequenos produtores, o projeto juntou 50 associados e um milhão e meio de litros de vinho produzidos ao ano. Hoje, são 300 membros, a produção anual ascende aos oito milhões de litros e o total de vinhas soma mil hectares, espalhadas pelo concelho. Um crescimento que acompanhou não só a evolução do mundo e mercado vinícolas, mas também o aumento da procura dos vinhos de Palmela, em específico.

Adega de Palmela enaltece o enoturismo com provas e visitas

“Ano após ano, o mercado tem crescido ao nível nacional e a região tem vindo a ganhar dimensão e quota de exportação. Perdemos o complexo de sermos pequenos e irmos lá fora promover e vender os nossos vinhos”, explica Luís Silva, gerente e enólogo da adega fundada em 1955, cargo que mantém há mais de uma década. Mas desde pequeno que este Palmelão tem memórias ligadas à casa, até por estar numa família que produz vinhos há já cinco gerações seguidas.

O ano de 2022 marca uma etapa importante, com a aposta da Adega de Palmela no enoturismo em forças plenas, abrindo desde janeiro a sua adega remodelada para visitas guiadas e provas de vinhos, que podem ser acompanhadas por tábuas de produtos regionais, como queijos e enchidos. A oportunidade para provar algumas das cerca de 80 referências da casa – tintos, brancos, rosés, moscatéis e aguardentes-, com selos como os de Vale dos Barris, Villa Palma, Pedras Negras ou Vale de Touros. Os mesmos que só, no ano passado, conquistaram mais de 70 medalhas em concursos aquém e além-fronteiras.

Adega de Palmela enaltece o enoturismo com provas e visitas

No campo dos rosés, as criações assumem um “estilo frutado, com intensidade aromática e equilibrados com alguma acidez”, trazida a esta região quente pela “proximidade ao mar e proteção da Serra da Arrábida”, explica o enólogo. O Villa Palma Rosé é um Palmela DOC, com base no Castelão – a casta tinta que é rainha na zona -, tem aromas a frutos vermelhos e liga bem com peixe e marisco, pratos orientais e massas, por exemplo. Já nos Regionais da Península de Setúbal, a adega produz o Vale dos Barris Rosé e o Vinho Novo Rosé, ambos com mistura de Castelão, Syrah e Aragonês, sendo que a leveza do último o torna numa alternativa especialmente versátil, servindo como um bom aperitivo ou como acompanhante de uma refeição de peixe na grelha, aliado perfeito para os dias quentes que chegaram.

Fonte: Evasões


Adega de Palmela vence medalhas em Concursos Internacionais

Medalhas Internacionais

Medalhas Internacionais

Adega de Palmela marca presença na ProWein 2022

A Adega de Palmela esteve presente no evento ProWein, maior encontro da indústria para profissionais de viticultura, na Alemanha.
O evento que é privilegiado por ser um evento central da indústria e uma plataforma de negócios por excelência, decorreu de 15 a 17 de maio e contou com 5.700 expositores de 62 países.

Adega de Palmela representa a Península de Setúbal no Brasil

Foi na 9ª Edição Vinhos de Portugal, que se realizou de 3 a 5 de junho no Rio de Janeiro, no Brasil, que a Adega de Palmela esteve presente com a sua gama de vinhos. O evento tem como principal objetivo consolidar a conquista de novos públicos consumidores de vinhos no Rio de Janeiro.



Medalhas Internacionais

Medalhas Internacionais

Adega de Palmela conquista medalhas de Ouro em Itália

Foi no Concorso Enologico Internazionale Città del Vino 2022, que distingue as adegas e os seus vinhos, na cidade de Siena, em Itália, que a Adega de Palmela arrecadou duas medalhas de ouro. O Vale dos Barris Syrah Premium Reserva 2019 e o Villa Palma Reserva Tinto 2019 foram os vinhos premiados com as medalhas de ouro.

Vale dos Barris Syrah Premium Reserva distinguido com medalha de Ouro na Bélgica

No Concurso Mondial Bruxelles 2022, uma referência nas competições internacionais de vinhos, que se realiza na Bélgica, a Adega de Palmela foi prestigiada com uma medalha de ouro com o vinho Vale dos Barris Syrah Premium Reserva 2019.


TODAS AS CASTAS DÃO BONS ROSÉS NA PENÍNSULA DE SETÚBAL

Uma cor rosa intenso, de aroma a frutos vermelhos e compota com sabor frutado, fresco e com boa estrutura, equilibrado e persistente.

Feito a partir de castelão, syrah e aragonês, tem uma relação de qualidade-preço interessante, onde se destacam as notas de fruta, de rebuçado e de algumas flores. Na boca, apesar de apresentar algum volume, nora-se secura.

O vinho Villa Palma é uma homenagem à formosa Vila de Palmela designada também por muitos como "Terra Mãe de Vinhos". O Castelo de Palmela situado na península de Setubál implantou-se numa sumptuosa colina da Serra da Arrábida nas proximidades do Rio Sado e não muito distante do Tejo. No entanto devido à sua povoação de Palmela foi Romanizada por um Magistrago da Lusitânia com o nome de Cornélio Palma, um dos principais influenciadores da cultura do vinho e da vinha na região.

ADEGA DE PALMELA DISTINGUIDA COM MEDALHAS DE GRANDE OURO, OURO E PRATA NA ALEMANHA